Beleza

Dicas# Máscaras de Hidratação, Nutrição ou Reconstrução? Xô Dúvidas!

15:08


"Qual máscara é ideal para meu tipo de cabelo?!"
"Como devo usa-las?"
"Qual a diferença entre hidratar, nutrir e reconstruir?"

Muitas de vocês já andaram se fazendo algumas dessas perguntas, se não todas e ainda mais!
  Eu gastei muito tempo da minha vida comprando e testando inúmeras máscaras capilares e nenhuma delas me satisfazia, até que eu  me toquei que o problema não era elas, e sim em mim! Hêee! Na minha falta de conhecimento (Taí uma das importâncias de seguir um blog!), porque eu achava que por hidratação ser algo tão simples, não tinha segredo… Mas tem. Quando eu aprendi grande parte deles (pesquisando e me informando muito pelos blogs), meu cabelo melhorou muito e parei de me frustrar tanto com máscaras capilares.

  Claro, não é uma tarefa nada fácil escolher qual máscara você deve usar, ainda mais quando você entra numa loja de cosméticos e se depara com milhares de produtos de marcas e funções diferentes, (Além das promotoras, cada uma que diga que seu produto é o melhor, quando na verdade algumas delas nem usam! Kkk...) a dúvida é cruel.
  Bom pra acabar com esse bicho de sete cabeças vou dar umas dicas de como você escolher a máscara ideal para seu tipo de cabelo.

  1.  Você deve analisar o seu cabelo! (O que de fato o seu cabelo precisa? Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?)
   
 Hidratação (Secos e sem vida): Trata-se de uma reposição hídrica do cabelo.
  • Seu cabelo; Cabelo ressecado, rebelde, com queda, áspero, sem brilho, com frizz, aspecto Durooo!!! 
  • A máscara hidratante; Dá brilho, maciez, sedosidade para cabelos opacos e sem vida, diminuem o volume e diminuem os frizz! É um tipo de máscara que não tem erro, vai bem com quase todo tipo de cabelo. 
  • Deve-se usar sempre!
  • Ativos; Silicone, Colágeno, Lanolina, Óleos, Ceramidas, Vitamina E, Pantenol.

 Nutrição (Volumosos e com Frizz): É uma reposição lipídica do cabelo.
  • Seu cabelo; Todo cabelo precisa de nutrição, mas é facil perceber que está na hora de nutrir quando os cabelos estão muito volumoso, com muito frizz e sem brilho.
  • A máscara nutritiva;  A nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger os cabelos através de substâncias umectantes e emolientes.
  • Deve-se usar sempre! Reveze com a Masc. de Hidratação.
  • Ativos; Produtos a base de manteiga de cacau, de cupuaçu, de Karité, tutano, óleo de argan, o óleo de abacate, de semente de uva e de girassol.

 Reconstrução/ Reparação (Danificados por química): É uma reposição proteica.
  • Seu cabelo; Passou por processos químicos, esta sem brilho, sem elasticidade e com quebra, pontas duplas, aspecto Palhaaaa!!!
  • A máscara reconstrutora;  Reconstrói e salva os fios após processos químicos repondo queratina e massa perdida. Da força e resistência pra cabelos fracos e quebradiços, danificados. Passou por processos químicos, descolorações, alisamento? Você precisa ter ao menos uma máscara reconstrutora! 
  • Não usa-la sempre! Recomenda-se a cada 15 dias.
  • Ativos; Queratina, Creatina, Cistina, Aminoácidos, Colágeno, e Silicone.

OBS: Não se engane! Máscara Reconstrutora não tem efeito Hidratante, ela reconstrói e repõe queratina e massa do cabelo danificado, por tanto, não vá achando que ela vai deixar os cabelos sedosos e hidratados por que não vai! Não pense que ela não fez efeito por que fez! No intervalo entre os 15 dias da Reconstrutora use e abuse da hidratação e na nutrição dos fios! Outra coisa, você precisa analisar e ter a certeza que seu cabelo precisa de uma Reconstrução, o uso desse tipo de máscara em cabelo que não necessita de tal processo ficará duro!(Não confunda com hidratação ou nutrição!) Outra dica é, ao invés de acreditar no que diz no rótulo leia as composições! É batata! Você não corre o risco de errar na escolha.
   

    2.   Truques para preparar o cabelo pra receber a máscara!

  • O ideal é que você use Shampoo anti-resíduo; Ele é ótimo para limpar profundamente os fios e retirar todas as impurezas, excesso de poluição, oleosidade, sujeira e acúmulo de outros produtos, como creme para pentear por exemplo, além de abrir bem a cutícula do cabelo permitindo a uma melhor penetração do produto, portando são ótimos para serem usados antes da hidratação.Durante a lavagem com shampoo anti-resíduo, não “embole” os fios ou faça movimentos muito bruscos, pois você pode danificá-los e embaraçá-los. Faça movimentos retilíneos ou circulares no couro cabeludo, bem devagar, sem emaranhar os fios.O ideal é usa-lo uma vez por semana (cabelos normais/oleosos), ou a cada 15 dias (cabelos secos/danificados/químicos).
  • Condicionador antes ou depois? O condicionador fecha as cutículas do cabelo, ele é usado após a máscara, por tanto ele é o último a ser usado. (Muito cuidado! Masc. Hidratantes já tem o poder de fechar as cutículas do cabelo, o uso poderá pesar nos fios, use após a nutrição e é importante ser usado após Masc. Reconstrutoras.)
  • Ampolas; O uso de ampolas pode ser misturado a máscara, mas alguns fabricantes destacam que o produto seja usado sozinho.
  • Quantidade não é qualidade; Preocupe-se em garantir que todos os fios recebam produto igualmente e não em empapar todo o cabelo.
  • Não tire o produto com os dedos! Evite entrar em contato direto com o produto no pote, você pode danificar a composição da máscara. Use preferêncialmente uma espátula de plástico ou pincel para retirada do produto.
  • Evite aplicar a máscara em cabelos extremamente molhados! Para evitar isso, antes da aplicação seque os cabelos na toalha (sem esfregar), apertando suavemente os fios para tirar o excesso de água, depois desembarace-os com um pente largo e só então aplique a máscara.
  •  Truque de salão; Uma dica bacana é aplicar o produto de cima para baixo, distribuindo-o por toda a mecha. Depois, massageie de baixo para cima para que o produto penetre melhor na cutícula do cabelo. Para finalizar, de cima para baixo novamente, para fechar a cutícula e dar brilho aos fios. (Quem tem raiz oleosa, não aplicar a máscara na raiz! Existem produtos que necessitam de massagem, prestem atenção e leiam o rótulo.)
  • Posso misturar? Pelo fato de ser três máscaras com finalidades diferentes, pode sim misturar, e se seu cabelo estiver precisando de uma reconstrução e for muito seco Perfeito!    Hidratação + Nutrição+ Reconstrução= Cabelos incrivelmente saudáveis!
  •  Não passe do tempo;  Siga à risca o tempo recomendado para deixar a máscara agir. Passar do tempo não otimiza o efeito, muito pelo contrário, pode até ressecar os cabelos.


    Vejam um cronograma de 1 mês para vocês turbinarem os seus cabelos!!!

    SUPER TRATAMENTO DE 1 MÊS!

    1°Semana

    Hidratação
    Hidratação
    Nutrição

    2°Semana

    Hidratação
    Hidratação
    Nutrição

    3°Semana

    Hidratação
    Hidratação
    Nutrição

    4°Semana

    Hidratação
    Reconstrução

    " Depois que você sentir seu cabelo mais saudável, você pode diminuir a quantidade de hidratação, nutrição, mas a reconstrução é valido realizá-la pelo menos uma vez por mês ou a cada 15 dias se seu cabelo estiver muito danificado por processos químicos."

     Preparei esse post para ajudar quem ainda tem dúvidas sobre como analisar e saber qual a necessidade do seu cabelo, e poder cuida-lo em casa da forma certa, espero ter facilitar a vida de muitas de vocês!

    Espero ter ajudado! Deixe seu comentário!

    Bjãoooo

You Might Also Like

51 comentários

  1. Menina que post legal,eu queria mesmo saber sobre o assunto,pq ouví uma youtubete falando que as máscaras são para tratamentos diferentes e não podia ser apenas um produto!Adorei o post,vou deixar salvo aqui!Já estou seguindo seu Blog Lindooo,amei!Me add no face e te add aos nossos grupos e páginas pra vc se integrar a turma de Blogueiras de Recife e ir aos Encontrinhos!Obrigada pela visita no meu Blog!Bjks!

    Meu face: Iris Vianna

    http://www.dondokices.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mas isso de misturar não dá certo. Fiz uma vez isso PARA NUNCA MAIS. Meu cabelo ficou extremamente seco, mais do que uma palha, sendo que antes de fazer isso, estava muito melhor. Mas, depois hidratei bem e melhorou bastante. Mas isso de misturar, por experiência, não indico. No mais, o blog é muito interessante.

      Excluir
  2. Que bom que você gostou!!!
    Vou add sim!!!
    Obrigada!
    Bjãoooo
    =D

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    Confesso que nunca me liguei muito nos tipos de hidratação e nem no que realmente meu cabelo está precisando. As dicas e sugestões estão maravilhosas! Parabéns pelo blog, estou te seguindo! ;)

    Beijinhos!!

    http://priscilameloc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pri!
      Que bom que você gostou!!!
      Fico super feliz com isso! É sempre bom compartilhar dicas e tirar essas dúvidas que as vezes passa despercebido!
      Bjãoooo

      Excluir
  4. muito bom,bem explicado...perfeito!adorei

    ResponderExcluir
  5. Ola amei as dicas vou compartilha-las no meu blog cantinhodoscachinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Você disse que posso revesar entre uma de Hidratação e uma de Nutrição, agora tenho umas perguntas, posso misturar as duas? se sim, blz. Mas se não, de quanto em quanto tempo devo fazer hidratação? todas as vezes que for lavar o cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ego!
      Você pode sim misturar a hidratante com a de nutrição, e reveza com a de reconstrução(dependendo do estado do seu cabelo), se tiver muito resseco, só resseco, Você precisa só de hidratação ai você pode fazer a mistura, agora se seu cabelo estiver muito danificado, elástico e se partindo além de resseco, ai você vai precisar usar uma boa reconstrução. Tenta fazer esse tratamento de 1 mês que está no post, você vai sentir como seu cabelo vai mudar, ai depois você hidrata só uma vez por semana que já será o suficiente.
      Bjãoooo

      Excluir
  7. Como seria esse tratamento da semana? Seria 3 vezes na semana então? Tipo 2ª feira Hidratação, 4ª feira Hidratação e 6ª feira ou sábado Nutrição?

    ResponderExcluir
  8. Olá Krika, é sim, você escolhe os dias, durante 1 mês, a cada semana você vai escolher 3 dias para hidratar seus cabelos, conforme eu postei nessa resenha, você vai hidratar, nutrir e reconstruir, e no final do mês você verá como seu cabelo irá mudar, mais claro, escolha bons produtos tá?! Depois me conta o que você achou do resultado dos seus cabelos!
    Bjãoooo

    ResponderExcluir
  9. amei tirou todas as minhas duvidas, agora vou fazer o processo direitinho.
    vou seguir esse cronograma. amei, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado! Faz direitinho depois me conta o resultado!
      Bjãoooo

      Excluir
  10. Ou! muito bom esse post, tem tudo que eu preciso saber, de forma simples e direita, adorei! Muito obrigada pelas informações

    ResponderExcluir
  11. Oi, estava procurando informação sobre os diferentes tipos de tratamento e achei seu blog, muito bom o post!

    Há cerca de 6 meses fiz uma inteligente no cabelo que a cabeleireira indicou para melhorar o frizz causado pelas luzes, já que o objetivo não era alisar, pois meu cabelo já é liso. Ele estava um pouco ressecado pela descoloração, mas até então era saudável.
    A escova progressiva destruiu meu cabelo, piorando muito o ressecamento. Ele não ficou elástico, mas perdeu todo o brilho e ficou muito quebrado. Algumas mechas partiram inteiras (principalmente as mechas descoloridas).
    Hoje, 6 meses depois, meu cabelo está dividido em 2 partes: a raiz virgem, saudável e brilhante, e o cabelo opaco, ressecado, duro e sem movimento dali pra baixo.

    Fui a outro cabeleireiro que me desaconselhou a usar produtos de reconstrução, pois disse que esses produtos endurecem os fios, e assim eles se partem mais facilmente, o que agravaria o meu problema. Ele recomendou que eu ficasse apenas nos produtos de hidratação.

    Mas pelas descrições, eu chutaria que meu caso é de reconstrução (principalmente por ter passado por procedimento químico), embora ainda esteja em dúvida.

    O que vc acha? Pode me ajudar a identificar a melhor opção?
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, realmente é bem complicado, não sou cabeleireira não tá?! Apenas falo das minhas experiências pessoais, mas o que te posso dizer é, invista em ampolas de tratamento (Indico: L’oréal, Le clique, Alfaparf), e máscaras capilares de hidratação e nutrição, quanto à reconstrução te indico fazer pelo menos a cada 15 dias, pois realmente, se você usa-la com frequência engrossa seu cabelo e deixa duro sim, tente ao máximo seguir o SUPER TRATAMENTO de 1 mês que tem na resenha, e se poder, compre uma máscara de Argan e o óleo (de boa qualidade! Gosto muito da Rishon, BB!), misture antes de aplicar nos cabelos, e um Shampoo excelente que me indicaram e que eu amo é o da Paul Michel Two, tem uma resenha dele aqui no blog tbm, ele é ótimo e vai retirar todo o resíduo de química do cabelo gradativamente, tente usa-lo por 2 meses, inicie usando todos os dias e depois intercale, pode ficar tranquila, ele é um antirresíduo mais é para uso diário, não ressecar ainda mais seu cabelo não, memorize, lavou hidrate sempre! E por último use o condicionador. É simples, Shampoo+ Máscara+ Condicionador, Ok?! Você irá gostar do resultado, mais lembre-se: hidrate-os sempreeeee!!! Pelo que você falou, ele está super necessitado. Depois me fala o resultado! Bjãoooo

      Excluir
  12. Olá! Adorei o post! Ajudou muito, mas estou com uma duvida, eu comprei a mascara de hidratação da moroccanoil da tampa marrom e estou em duvida se é de hidratação ou de nutrição, diz que é a base de argan e que hidrata os fios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa máscara é de hidratação, ela pega o fio que está 60-100% saudável e dá brilho, hidrata, protege e restaura. É ideal para quem faz algum processo químico eventual, como uma tintura ou alisamento, mas que não destrua tanto assim o fio. Se você está sentindo o seu fio sem brilho, um pouco danificado, com leve frizz, e gostaria de melhorar a qualidade do seu cabelo, você vai amar essa máscara.
      Espero ter ajudado!
      Bjãoooo

      Excluir
  13. Uma duvida, tenho cabelos descoloridos por isso preciso passar o shampo roxo, como sigo essa tabela? (P.S. Lavo meu cabelo dia sim, dia não).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Você vai segui lá normalmente, apenas vai lavar seu cabelo com seu shampoo roxo, sem problemas, você pode até alternar com alguma máscara roxa, caso você tenha. Mais siga esse tratamento de um mês que você verá a diferença que vai fazer nos seus fios.
      Bjãoooo

      Excluir
  14. Adorei.. super esclarecedor.. parabéns.. seguindo estas dicas consigo ter cabelos mais fortes, para poder passar por processo de descoloração? já possuo mechas e uso botox (lola) nos cabelos e preciso retocar as mechas.. se fizer este processo, consigo fortalecer os fios para não ocorrer quebra, na prox. descoloração? bjss e mt obg..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra! Claro, seus fios vão ficar fortalecidos, porém, muito cuidado com o produto utilizado na descoloração e também no volume do OX, mesmo seu cabelo impecável, tenha cuidados todo especial na hora da escolha do produto e do profissional que irá aplicar. E após a descoloração refaça esses tratamento para hidratar e reconstruir a fibra do seu cabelo.
      Bjãoooo

      Excluir
  15. Que post perfeito!!! Me esclareceu muiiiito. Acho que meu cabelo precisa de tudo isso e mais um pouco, rsss. Minhas luzes estão acabando com meu cabelo. Tem dicas de máscaras (baratas, rss) para utilizar nos 3 processos e algum tipo de produto que necessite adicionar a máscara??? Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lygia!!! Fico feliz que tenha gostado!!!
      Realmente luzes acabam com os cabelos...
      Produtos baratos...Vou te indicar os da Yenzah AMO para nutrição, Fortethérapie da Matrix para reconstrução, e para hidratação hidrathérapie da Matrix tbm, adoro os produtos dela!
      Você tbm pode substituir um dia de tratamento com máscara por uma ampola de power dose, tem da loreal, matrix, alfaparf e tem da acqua flora, são maravilhosas e custam na faixa de R$15.
      Espero ter ajudado!
      Bjãooooo

      Excluir
  16. meu cabelo foi alisado ha 2 meses e muitas pessoas falam que eu devo fazer reconstrução , vc acha que eu devo dar hidratação primeiro ou a reconstruçao ?

    ResponderExcluir
  17. oi meu cabelo tem californianas,e está com as pontas ressecadas e quebrando,qual seria a minha sequencia de tratamento,vc pode me dá umas dicas.bjs

    ResponderExcluir
  18. oi meu cabelo tem californianas,e está com as pontas ressecadas e quebrando,qual seria a minha sequencia de tratamento,vc pode me dá umas dicas.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bete, você pode seguir o mesmo cronograma conforme segue no post. Bjão

      Excluir
  19. contei muito,mais gostaria muito de saber minha filha esta ,com muita queda de cabelo gostaria de saber se ela pode usar essas tres mascaras juntas,o cabelo dela começou a cair depois de uma plastica,obrigada parabens pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna!
      Não! Não misture de uma vez as máscaras e coloque nos cabelos dela, não!
      O que você pode fazer, é fazer o passo a passo do cronograma, ou até mesmo fazer um tratamento com produtos apropriados para queda de cabelos, caso não resolva, indico procurar um dermatologista. Bjão

      Excluir
  20. Adorei as dicas ja faço o cronograma mas agora estou mais certa das mascaras que preciso usar...

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Oi adorei suas dicas .
    Só uma dúvida toda vez tenho que lavar os cabelos. Três dias em seguida? Beijos obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, sim, o shampoo que além de limpar os cabelos, vai abrir as cutículas para preparar o cabelo para melhor absorção da máscara.
      Bjão

      Excluir
  23. Desculpa sou esposa do Carlos esta indo com e-mail dele .beijos

    ResponderExcluir
  24. Bom dia. Me tira uma dúvida :meu cabelo é preto, longo e apenas pinto de preto umas duas vezes por ano e raramente uso secador e chapinha (quase nunca rsrsrs) preciso ainda assim fazer reconstrução?

    ResponderExcluir
  25. Bom dia. Me tira uma dúvida :meu cabelo é preto, longo e apenas pinto de preto umas duas vezes por ano e raramente uso secador e chapinha (quase nunca rsrsrs) preciso ainda assim fazer reconstrução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose, bom, pelo seu histórico, acredito que seus cabelos não estejam necessitando de uma reconstrução, porém, só você pode dizer, verifique se seus cabelos estão fracos, quebradiços, elásticos, ou com efeito "palha". Mas acredito que apenas uma boa nutrição e hidratação resolvem o seu problema, reconstrução são para cabelos agredidos quimicamente. Bjão

      Excluir
  26. Olá meninas! Amei o post! Quero fazer esse cronograma capilar, mas não estou conseguindo achar produtos certos para o meu cabelo. Alguém pode me ajudar??? Tenho cabelo fino, ondulado, vom frizz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem? É simples, procure produtos para seu tipo de cabelo, no seu caso ondulados/ cacheados, em seguida, para escolher o tipo da máscara, lembre-se de prestar bem atenção nos ativos de cada um sitados no post. Como exemplos, tem o liss ultime da l'oréal, Smooth shine da schwarzkopf, Inoar macadâmia, Curl da CHI, e a linha da Lola cosméticos que parece ser muito boa. Espero ter ajudado! Bjão!

      Excluir
  27. Oooi, está bem?
    Eu já testei todas as máscara citadas acima, pois meu cabelo já passou por muitos processos. Hoje eu uso apenas a de hidratacão, e estou gostando muito do meu cabelo.
    Comprei todas elas em um só lugar,que foi no site da Gatona, http://www.eugatona.com.br/mascara-de-hidratacao-intensiva-acquaflora-250g, o valor dos produtos estão muito bons aqui, e eles ainda parcelam em até 3x sem juros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá. Meu cabelo é longo preto lisoe sinto que ele precisa de reconstrução pois ele tá com friz, quebrando sem brilho e pontas duplas mandei fazer banho de brilho pra ver se melhorava mais piorou. Manda umas dicas pra mim de produtos bem em contas por favor.

    ResponderExcluir
  29. Oiii eu ameei seu blog nunca acompanhei nenhum mas o seu faço questão rs, sempre pesquisei muito sobre cabelos e mascarasas mas gostaria de uma dica, meu cabelo era abaixo do seio tive que corta los nos ombros por excesso de queratina ! Montei um cronocrama capilar para mim porém não sei mascaras boas para usar em cada fase, de preferencia que não pese nos cabelos nem nos bolsos ? Parabeens pelo blog bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha linda! Que bom ter te ajudado! Fico muito feliz! Vou te dar um exemplo, reconstrutora- Elseve de queratina, hidratação- Pantene ceramidas, nutrição- Pantene óleo de abacate! Essa semana vou postar umas dicas legais no instagram, me segue lá! @blogcoletivafemme Bjão

      Excluir
  30. Isso é verdade mesmo, muito bem colocado:"Não se engane! Máscara Reconstrutora não tem efeito Hidratante, ela reconstrói e repõe queratina e massa do cabelo danificado, por tanto, não vá achando que ela vai deixar os cabelos sedosos e hidratados por que não vai!"

    ResponderExcluir
  31. nossa amei seu blog me ajudou muito parabéns vou segui seu cronograma , meu cabelo esta com luzes pois acho que vc me salvou

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!
Bjãoooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Facebook